quinta-feira, 28 de julho de 2016

Viagem ao fim do Mundo - Dia 4

Dia 4
Saímos cedo para ir a Punta Tombo ver os pinguins!! Para chegar a Punta Tombo é preciso percorrer cerca de 180 km para o sul partindo da cidade de Puerto Madryn.


 



estamos esperando um outro onibus nos buscar, pois o que saiu de Puerto Madryn está com problema nos amortecedores.

Tomamos café de canudinho!

enquanto estávamos na estrada, passamos pelo lugar, onde em 1833, Darwin, durante suas pesquisas disse que a patagônia era "tierra maldita", que Deus havia esquecido desse lugar.

Avistamos guanacos.

Parque Provincial Punta Tombo




A Área Natural Protegida Punta Tombo alberga todo ano, entre os meses de setembro e abril, a maior colônia continental de pinguins-de-Magalhães do mundo. Situada nas margens do Oceano Atlântico, rodeada de estâncias dedicadas à produção de lã, é o lugar escolhido pelos pinguins para se reproduzirem. 




No parque fazia um calor desértico.

Para a nossa surpresa, os ninhos dos pinguins estão no meio do deserto.

Em setembro, uma vez em Punta Tombo, os pinguins machos começam a disputar espaço para os ninhos e fêmeas. Fazem buracos na terra para proteger os ovos do frio. Acasalam e cada casal gera dois ovos. Machos e fêmeas têm uma pequena abertura na barriga para encaixar os ovos e esquentá-los.
Quem visita Punta Tombo em outubro pode ver os pinguins nos ninhos tomando conta dos ovos. Na segunda quinzena de novembro nascem os filhotes e a colônia aumenta. Em janeiro chegam os pinguins jovens que nasceram no local, mas ainda não estão em idade reprodutiva. Esses animais sempre voltam para onde nasceram quando precisam trocar a penugem ou acasalar. No caso dos jovens, eles só trocam as penas. É a partir de janeiro, com todos reunidos, que Punta Tombo chega a ter um milhão de pinguins. Até abri todos deixam a colônia.



Em janeiro, época em que viajamos, os pequenos deixam seus ninhos e começam a mudar a plumagem. 



Pichones: filhotes de pinguim



Ceda el Paso



É bem divertido ver os pinguins com seu andar cômico para lá e para cá, a pouco menos de um metro de você.
















uma das cenas mais lindas vistas... o papai (ou mamãe?) pinguim e seus dois "pichones" saindo do ninho...




 os pichones o seguem 



 ...abraçados!!!

os pinguins que estão cuidando seus filhotes só saem do ninho para buscar comida...






 Aí vemos os pinguins tomando sombra debaixo da passarela









detalhe maior para os pinguins armando a roda de capoeira... (lembranças aos meus amigos capoeiristas de Santa Fe na Argentina, Santa Maria e Porto Alegre no Brasil.)




viajantes










"De frente para o mar, meio milhão de pinguins resguardam seus ninhos dos depredadores, procuram comida (pequenos peixes, anchovinhas e calamares) para seus filhotes, preenchem o ar com seus rosnados e mancham a paisagem de preto e branco. "

tentando fazer uma foto com temporizador no deserto patagônico
Os melhores momentos para observar são a manhã e o entardecer, quando não faz tanto calor e os pinguins incrementam sua atividade.
A temporada de observação dos pinguins vai até abril, quando eles começam a migrar para o norte.
Lembre-se, lá você é o visitante e não pode interferir em seu habitat, muito menos assustá-los.


Saindo de Punta Tombo, partimos para Comodoro Rivadavia.

Chegando em Comodoro, deixamos as coisas no hotel e saímos para conhecer um pouco da cidade.

continue acompanhando esta aventura pela patagônia Argentina!





link de divulgação da loja virtual Magazine Luiza! encontre o que você procura







Fontes:
http://www.argentina.travel/pt/xp/punta-tombo-o-grande-assentamento-de-pinguins-da-patagonia
https://viajaresimples.wordpress.com/2014/11/25/punta-tombo-paraisos-dos-pinguins-na-patagonia/

domingo, 24 de julho de 2016

Viagem ao fim do Mundo - Dia 3


 Dia 3


Os Guanacos podem ser vistos por toda a patagônia!



10:24h

Estamos a caminho de Puerto Pirámides. De junho até dezembro, este é o único período do ano em que as baleias “franca austral” saem das águas geladas da Antártida e seguem até o golfo Nuevo, perto de Puerto Pirámides na Península Valdés. 
Como nossa viagem foi em janeiro, não vimos as baleias.


12:30h. Estamos esperando esperando para comer a "pesca del día"(Pegallo) e rabas fritas, no restaurante da foto... olhando a linda paisagem proporcionada e desfrutando uma cerveja Palermo.



 Fósseis 
 11:54h: paisagem mais bonita vista até agora...


praia com deserto.... água do mar muito azul, transparente




mas sabemos que tem mais por vir....



A emoção de conhecer o lugar foi tanta que esquecemos nossa garrafa térmica em algum lugar dessas lindas paisagens.

No mesmo dia fomos ao centro de visitantes da Península Valdes. Ali é possível ver esqueletos de animais locais, e há um passeio por um sendero ao lado, onde é possível conhecer um pouco mais da flora e fauna local.

"Centro de Visitantes de la Península de Valdés situado poco antes de llegar a Puerto Pirámides, la edificación se encuentra en el Istmo Carlos Ameghino que separa la Península de Valdés del resto del continente."








Depois de jantar no hotel, saímos para caminhar pela costanera de Puerto Madryn e tomamos uma cerveja em um bar chamado Olinda.





link de divulgação da loja virtual Magazine Luiza! encontre o que você procura

https://www.magazinevoce.com.br/magazineengenhamentos/


terça-feira, 19 de julho de 2016

Viagem ao fim do mundo - Dia 2


Dia 2

passamos pelo Rio Colorado: delimitaçao geográfica da Patagônia.


02:40h: Já estamos em algum lugar da Patagônia. Olhando pela janela, só vemos as luzes do ônibus. NADA mais. Nem um poste perdido. é uma linha reta escura para o meio do nada.



11:30h: chegamos a Puerto Madryn.



Puerto Madryn, em Chubut está localizado dentro do Golfo Nuevo, que é formado pela Península Valdés e Punta Ninfas. A paisagem é desértica contrastando com o mar argentino.





"la península Valdés, declarada en 1999 como Patrimonio Mundial de la Humanidad por la Unesco. Es uno de los centros de turismo más importantes de toda la región y del país, considerada asimismo como la capital nacional del buceo."


17h: chegamos à Playa Unión, uma praia de areia escura. Tem muito vento. Nao verifiquei a temperatura da água, mas parecia gelada.



"Playa Unión es el principal balneario de la ciudad de Rawson, en la provincia del Chubut (Argentina), y está ubicado a 6 km del centro urbano y cercano a Puerto Rawson. Cuenta con una población de 6.775 habitantes (INDEC, 2010) durante casi todo el año, salvo en los meses de verano donde el número de residentes aumenta debido a la afluencia de personas de la zona del valle inferior del río Chubut, muchas de ellas poseedoras de propiedades en el balneario."


Monumento à beira Mar da Playa Unión






Para terminar a tarde fomos a Gaiman, um povoado com muitas casas de Cha, que foi o primeiro da província de Chubut. Em Gaiman é possível tomar o tradicional chá Gales.
Esse povoado se destaca por manter os costumes e tradições dos colonos galeses que chegaram na Patagônia em 1865.

"Gaiman es la localidad cabecera del departamento homónimo, en la provincia del Chubut, Argentina. Se ubica en el valle inferior del río Chubut, a orillas del río y del canal principal Norte, a 15 km al oeste de Trelew.
El Té Galés es una costumbre familiar galesa. Forma parte de la cultura de Gaiman y los turistas lo encuentran para agasajarse en distintas "Casas de Té": el Té con su típica torta negra galesa, tarta de crema, torta de nuez, tarta de manzana, torta de chocolate con crema, y tartas con frutas, dulces y manteca regional, scons y pan casero. "





Fonte complementar:
https://es.wikipedia.org/wiki/Gaiman
https://es.wikipedia.org/wiki/Puerto_Madryn
https://es.wikipedia.org/wiki/Playa_Uni%C3%B3n


link de divulgação da loja virtual Magazine Luiza! encontre o que você procura
https://www.magazinevoce.com.br/magazineengenhamentos/