quarta-feira, 6 de junho de 2012

Recursos Hídricos no Brasil


O Brasil tem uma posição mundial privilegiada em relação à disponibilidade de água. A vazão media anual dos rios brasileiros é de 180.000 m3/s. Isso corresponde a 12% da disponibilidade mundial. Em termos de vazão per capita, 33.000 m3/hab/ano estão disponíveis. Entretanto existe uma grande variação em função de diferentes regiões brasileiras e de períodos de maior ou menor vazão nos rios. 

Esses 12% são muito mal distribuídos e aproveitados. É na Região Amazônica que se concentram 80% dos recursos hídricos e há falta de água no Agreste e no Sertão nordestinos. Poluição dos rios e nascentes, ocupação irregular do solo, falta de esgotos, degradação ambiental e desperdício são os grandes problemas existentes no nosso país e que afetam o nosso abastecimento de água. Em metrópoles como São Paulo o problema atinge dimensões catastróficas, uma prova é a poluição do rio Tietê, quadro terrível que dificilmente poderá ser revertido, a não ser à custa de muito dinheiro. Por causa da abundância de água no nosso país, ela sempre foi gratuita e usada sem critério. Somente o tratamento da água é cobrado e, por isso, o desperdício é imenso.

A fim de regular o Plano Nacional de Recursos Hídricos, o território brasileiro foi dividido em 12 regiões hidrográficas, cada uma delas representando uma bacia ou um grupo de bacias com características ambientais, sociais e econômicas semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário