segunda-feira, 18 de junho de 2012

33% dos cientistas mentem em pesquisas, aponta estudo



Um estudo divulgado pela Clinical Psychology aponta que pelo menos 33% dos cientistas utilizam práticas questionáveis para obter e publicar dados em pesquisas. Entre os atos mais comuns, o estudo mostra que eles costumam forjar números de acordo com a intuição e mudar o enfoque da pesquisa de forma a obter os dados desejados.




Além disso, um em cada 50 cientistas admite falsificar estatísticas. A prática pode ter ainda mais adeptos, já que o número de pesquisadores que admitiu ter visto outros colegas lançando mão de métodos questionáveis é de 71%.

O estudo analisou ainda 281 trabalhos escritos realizados pelos professores e 50% deles continham erros de estatística. Em 15% dos trabalhos, os erros de pesquisa modificavam diretamente o resultado final.


Como você pode observar, a má fé está por todos os cantos. Não acredite em tudo que a Ciência, jornais, revistas publicam por aí. Investigue e suspeite de tudo. Estude e forme sua própria opinião. Não é porque alguém de renome disse que a afirmação é verdadeira. Antes de concluir, procure entender como se estabeleceu tal conhecimento. Você tem que ter consciência que o mundo gira em torno do dinheiro e que a ética e valores morais nessas horas não tem a menor importância. Como tudo hoje “visa lucros” nada é confiável o bastante para você depositar sua fé cega.

Fontes: 
http://www.tecmundo.com.br/pesquisa/16901-33-dos-cientistas-mentem-em-pesquisas-aponta-estudo.htm#ixzz1yAisBSjC
http://ahduvido.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário